data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Divulgação/ Assessoria de Imprensa Prefeitura de Agudo
Na busca por minimizar os efeitos causados pela pandemia na educação, o município de Agudo lançou o programa Conexões de Aprendizagem. As primeiras atividades, que baseiam-se em diálogos com os alunos para entender quais são os motivos que levam a defasagem escolar, iniciaram este mês para aproximadamente 300 alunos do Ensino Fundamental de todas as escolas do município.
A coordenadora pedagógica da Secretária de Educação e Desporto de Agudo, Raquel Chaves, comenta sobre o processo, que iniciou com reuniões com professores da rede municipal durante o ano de 2021.
- Fizemos uma escuta atenta de todos para entendermos um pouco sobre qual era a real situação dos nossos alunos. Realizamos também um diagnóstico formativo com as fichas que os professores nos entregaram. A partir disso, nós tabulamos e evidenciamos muitos problemas e uma defasagem na aprendizagem muito grande. Então, planejamos esse programa - afirma.
Em 2022, UFSM vai discutir se volta a ter novo modelo de processo seletivo
Em torno de 220 profissionais da educação contribuíram com o diagnóstico, que resultou em estratégias que apoiaram e auxiliaram não apenas estudantes, como também os professores. Raquel enfatiza que o dialogo com os profissionais possibilitará o suporte nas dificuldades encontradas durante a pandemia:
-Temos muitos alunos que são do interior e de escolas rurais, onde a internet ainda não chegou e se chegou, ela não dá conta de atender o ensino. Alguns têm internet apenas para receber recados. Então, não pudemos contar com isso. A maioria dos nossos alunos recebeu o material impresso. Os professores nos trouxeram esses questionamentos, assim como pedidos. Esse ano, pelo menos, o nosso propósito é dar um suporte pedagógico.